Em
Setúbal Informação

2025/04/04

União das Freguesias de Setúbal com investimento de 29 milhões de euros

Freguesias

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou a 3 de abril, em encontro do “Ouvir a População, Construir o Futuro”, o investimento superior a 29 milhões de euros na valorização do território da União das Freguesias de Setúbal.

“Temos, neste mandato, em curso ou a iniciar, só no território da União das Freguesias de Setúbal, um investimento público de 29 milhões e 279 mil euros para qualificar o território e melhor servir as populações”, afirmou o autarca no plenário realizado no Clube Recreativo Palhavã.
No rol de investimentos, apontou as obras em curso para construção do Centro Escolar Barbosa du Bocage, do caminho/anfiteatro dos Pescadores, do Pavilhão João dos Santos, a par da requalificação da Avenida dos Ciprestes, intervenção “estruturante que deve ficar concluída durante o próximo mês”, anunciou André Martins.
O presidente do município deu ainda nota de outras operações, “a iniciar em maio”, no território da União das Freguesias de Setúbal, designadamente a reabilitação da Avenida de Moçambique e da Rua Engenheiro Henrique Cabeçadas e do Campo das Pedreiras do Viso, em conjunto com uma nova ação no Parque Urbano da Várzea.
André Martins frisou que Educação, Saúde, Desporto, Cultura, Mobilidade e Transportes, Ambiente e Espaços Verdes e Habitação são as grandes áreas estratégicas de intervenção do atual mandato, com um investimento de 200 milhões de euros. “Temos, só na educação, o maior investimento desde o 25 de Abril.”
Segurança rodoviária, limpeza urbana e saúde, neste caso respeitante à Unidade de Saúde Familiar de São Filipe, cujo edifício está encerrado para obras de reabilitação, o que implica que a população tenha de se deslocar até à unidade de Vale de Cobro para aceder a estes cuidados de saúde primários, foram temas debatidos no encontro.
Apesar de solidário com as preocupações dos munícipes na área da Saúde, e de já ter encetado vários contactos para melhor se inteirar da situação, o autarca esclareceu que “o edifício está encerrado para obras de renovação da cobertura, que ainda era em fibrocimento, e que a Câmara não tem competência para intervir nesta matéria”.
Na área do associativismo, deu nota de um conjunto de apoios extraordinários de cerca de um milhão de euros para ajudar cerca de três dezenas de coletividades na reabilitação de sedes. “Neste território, a título de exemplo, apoiamos o Coral Luísa Todi e a União Setubalense, para melhor desenvolverem as suas atividades.”
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal evidenciou ainda a “descentralização de competências muito grande para as juntas de freguesia, devidamente acompanhada dos instrumentos financeiros, o que permite estar mais próximo das pessoas e melhor resolver os problemas”.
 A este respeito, a presidente da União das Freguesias de Setúbal, Fátima Silveirinha, vincou que “limpeza urbana, espaços verdes, com exceção dos grandes parques, manutenção e conservação de escolas e zonas envolventes, são áreas assumidas pelos serviços da Junta para, em proximidade, valorizar o território”.
 A importância destes plenários descentralizados do “Ouvir a População, Construir o Futuro”, foi ainda enaltecida pelo presidente André Martins, acompanhado da vice-presidente, Carla Guerreiro, dos vereadores Pedro Pina e Rita Carvalho. “Temos um trabalho quase sempre melhorado quando temos estas reuniões.”


Fonte/Foto: CM Setúbal
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Registo operacional do Comando Territorial de Setúbal
10/04/2025
Arquivo que retrata a miséria em Setúbal antes do 25 de Abril em exposição
10/04/2025
“Setúbal é hoje uma região de referência a nível nacional e internacional em termos de produção de vinhos”
9/04/2025
Conferência das comemorações do 25 de Abril reflete sobre Educação e Liberdade
9/04/2025
O ‘TIJOLO’ ESTÁ DE REGRESSO?
8/04/2025
Caminhadas à descoberta da Arrábida estão de volta no mês de maio
8/04/2025
‘Setúbal das Salinas’ eleita a Grande Marcha Popular 2025
8/04/2025
São Sebastião em debate sobre trabalhos realizados na freguesia
7/04/2025